
Terça foi o dia mundial da Terra. Este planeta que é uma espécie de nave que nos transporta pelo espaço está com seus dias contados. É real cara! Não temos mais como voltar e por mais que se faça os danos causados pelo homem no último século são irreversíveis. A parada é tão complexa que quando vi o documentário "A Terra em Cem Anos", um dia depois do aniversário do meu filho mais velho, João Pedro, 8 anos, pensei: "se eu tivesse visto este filme antes de ter filhos, pensaria duas vezes para tê-los".
Não é a primeira vez que escrevo sobre isto aqui no BLOG, e no post anterior estava apenas alertando, após ler uma entrevista com Jame Lovelock que todo esforço para reverter os efeitos do aquecimento global são praticamente sem sentido. Mas no documentário mencionado acima, a coisa fica mais evidente, pois as simulações mostram o que está por vir.
Catástrofes naturais cada vez maiores e mais intensas, secas e tempestades mais fortes! Muita gente vai passar fome. Vai haver inundações, o território de muitos países vai ficar menor, enchentes, litorais vão desaparecer... É um cenário de filme de terror, mas é real. Dificilmente vamos minimizar estes resultados. E você como skatista, já parou para pensar e ver o que suas atitudes refletem em todo este quadro. A madeira que faz seu shape, você sabe de onde vêm? Qual o impacto que causam as florestas comerciais? E o poliurethano das rodas, dos tênis? Uma pista de concreto, alguma vez você se preocupou em saber qual o impacto causado por uma fabrica de cimento?
Por todos estes motivos este texto tenta mostra que a maior parte das pessoas não estão nem ai, porque nem sabem de q forma estão colaborando para a destruição do planeta. É seu dever informar-se, ou então, não tenha filhos, não coloque uma vida em risco, sem saber qual as provações que você estará submetendo essa pessoa.
Informe-se e procure fazer mais para minimizar estes desastres.