E O AQUECIMENTO GLOBAL?



No final de 2007 o que mais se falava era do aquecimento global. Só ouvi previsões catastróficas, cenários sombrios, fim da humanidade e desastres globais. Daí começa o verão e as temperaturas em São Paulo, onde eu sobrevivo, são as mais baixas em 50 anos. Cadê o AQUECIMENTO GLOBAL?
Tô falando sério, imagina o tiozinho e a tiazinha que lavam a calçada e o quintal da casa deles a mais 40 anos com a magueirona jorrando água sem dó! Eles escutaram um monte de gente dizendo que a água vai acabar e que a temperatura vai subir e vem esse verão com temperaturas entre os 20 e 25 graus, e chuva e mais chuva. É cabreiro, porque da mesma maneira como tem sido um alívio a temperatura baixa, a virada dos termômetros ajuda as pessoas a duvidarem da real existência do perigo. Ainda mais no Brasil, onde a maioria são altamente desinformadas e a consciência ecológica serve somente as classes dominantes.

Existe sim o tal aquecimento e se vc quer saber o q vem por ai procure ler as teorias do Dr. James Ephraim Lovelock. O cara foi o inventor da Teoria de Gaya que diz que a Terra é um organismo vivo e que tudo e todos dentro da biosfera são parte deste organismo. Dessa forma, o que fazemos, destruímos, ou criamos, em um determinado tempo acaba voltando para nós.
Eu sempre imaginei a relação entre humanidade e planeta Terra como uma laranja com fungos. Mesmo antes de conhecer as idéias do sr. Lovelock, discutia com minha prima e minha irmã, biólogas, o que nós fazemos com nosso planeta é o mesmo que os fungos fazem com a laranja. Ao se alimentar da fruta, os fungos se reproduzem de maneira descontrolada até que toda a matéria é sugada. O que vem a seguir e o canibalismo da própria colônia de fungos e o fim do processo é poeira. Os parasitas do planeta fazem a mesma coisa, a diferença é que a Mãe Gaya tem sido mais complacente com os seres humanos e sua estupidez, seu apetite voraz por dinheiro.
Nossa existência no planeta é ridícula se comparada a outras espécies aqui presentes. Mesmo com pouco tempo, nos últimos 50 anos conseguimos poluir quase todos os cantos e as causas são irreversíveis, não adianta achar q é só parar com poluição das indústrias e dos carros, é pouco! Segundo Lovelock, mesmo que isso acontecesse, só a respiração dos mais de 6 bilhões de pessoas na terra seria suficiente para gerar o aquecimento da atmosfera. É fato também que a biosfera esta em constante mudança e que tudo que vive nela é produto de adaptação. Dessa forma, eu tenho certeza que o homem conseguirá adaptar-se as mudanças que vem por ai, pois é extremamente criativo. O grande lance será não entrar numa guerra maluca por água, comida e terra. Só nos resta imaginar como será nossas vidas na Terra daqui 150 anos.

Será que vai ter Maple? A resposta é: só se for de laboratório!